Quem tem veículo precisa fica atento a situação junto a Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo, isso porque são disponibilizadas informações pela internet como IPVA, Liberação para Licenciamento, multas de trânsito, taxas e o DPVAT, tais informações podem ser consultadas gratuitamente por qualquer proprietário de veículo, basta ter em mãos os números do RENAVAM e também do CPF ou CNPJ do titular do documento. Antes para saber se o veículo estava com alguma pendência era necessário ir até o DETRAN ou Secretária da Fazenda, hoje pela internet você consegue consultar de qualquer lugar, dessa forma fica mais fácil saber a situação atualizada do veículo.
Como consultar
A consulta do RENAVAM está disponível no site da Secretária da Fazenda de São Paulo através do endereço www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet selecione a opção “Consultar” e informe o número do seu Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e o CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do proprietário do veículo. Na página seguinte você confere a situação do documento e fica sabendo se ele já se encontra liberado para o Licenciamento, bem como a existência de débitos e multas.
Diferentemente do que muita gente imagina, o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) não é de responsabilidade do DETRAN (Departamento de Trânsito), tal imposto deve ser pago a Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo, que é o órgão responsável por este tipo de arrecadação.
O Renavam é o número de registro do veículo, nele são registradas as informações como número do Chassi, características originais e débitos. Antigamente se utilizava a consulta por placa, porém esse serviço hoje já não é mais oferecido pela maioria dos estados. Quem quiser saber informações do veículo precisa saber ao menos o número do Renavam e do CPF/CNPJ do proprietário, tais informações constam no documento do veículo e tem por finalidade garantir a integridade dos dados apenas ao proprietário que é o principal interessado neste tipo de consulta. No entanto ao comprar um imóvel de terceiros, recomenda-se sempre checar antes a existência de débitos por meio desse sistema.
Deixe uma resposta