O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora permite que o segurado consulte o resultado de perícias pela internet, a consulta e o acesso à carta com a decisão pode ser feita no mesmo dia após as 21h. No documento a pessoa descobrirá se o pedido foi DEFERIDO ou INDEFERIDO pelo INSS.
Em Campinas a carta com a decisão pode demorar até 30 dias corridos para ser entregue, o que acaba adiando a contestação da decisão (caso seja aplicável). No dia da consulta o segurado recebe um papel com as instruções para consulta online.
O quanto antes o segurado ter acesso ao resultado, melhor! Caso o resultado seja desfavorável será possível contestar a decisão através da realização de uma nova perícia. Em Campinas, dependendo da demanda e da época do ano, o agendamento de uma nova perícia chega a demorar até 90 dias dependendo da unidade.
Para que a consulta online seja possível é necessário ter em mãos o NÚMERO DO REQUERIMENTO ou BENEFÍCIO.
CONSULTA – A consulta pode ser feita pelo site INSS – RESULTADOS, basta digitar o número do benefício ou requerimento e as informações do segurado (CPF, data de nascimento e data de nascimento), tal como mostra a imagem abaixo:
Benefício Indeferido – Caso o seu pedido de benefício tenha sido Indeferido, isto é, recusado, a contestação do resultado poderá ser feita em até 30 dias contados a partir da data de notificação. Caso o segurado tenha sido informado sobre o resultado através de carta (correspondência), o prazo começa a contar a partir da data de recebimento. Caso o resultado tenha sido acessado via internet o prazo começa a contar a partir do momento da consulta.
Por que os médicos não informam o resultado no momento da perícia? O INSS proíbe que os médicos informem o resultado no momento da perícia, isso é para evitar que o profissional se sinta coagido a conceder um benefício e também para a própria segurança do profissional. No passado houve muitos casos de agressão após o indeferimento de uma concessão de benefício.
Deixe uma resposta