Os candidatos a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Campinas, a partir desta quarta-feira (23) passarão a realizar o exame em formato eletrônico. As provas serão aplicadas em computadores dentro do Campinas Shopping, mesmo local onde está sendo implantada a nova sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A grande vantagem para o aluno é que ele pode saber o resultado na hora, antes era preciso aguardar a correção da avaliação, posteriormente enviada para a autoescola. A expectativa é que com a implantação do serviço o número de atendimentos possa ser expandido, pois quando um candidato terminar outro poderá ocupar o mesmo computador.
Uma outra novidade foi o aumento da frequência com que os exames são aplicados. Antes as provas eram realizadas apenas de segunda a quinta-feira. A partir de agora começaram a serem aplicadas todos os dias da semana das 9h às 19h, e também aos sábados das 9h às 14h. A medida agilizará o processo de quem está tirando a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), pois disponibilizará mais datas e horários para os candidatos. Antes o Detran de Campinas tinha capacidade para aplicar por semana até 1.200 provas, com a mudança para a realização nos computadores e expansão das datas e horários que elas passam a ser aplicadas, a capacidade subiu para 1.650 testes por semana, no entanto esse número ainda poderá ser maior, pois a medida que um candidato termina a prova, outro poderá utilizar o computador.
Inicialmente serão utilizados quinze computadores para a aplicação da prova teórica. No entanto, futuramente este número poderá ser maior, com a aquisição de novos computadores.
O exame será aplicado por meio de quinze computadores, conforme um candidato for terminando a prova, outro poderá realizar o exame no computador do Detran, que contatará com um programa especial para a realização dos exames. A prova eletrônica continua tendo as mesmas características da prova manual, ou seja, ela terá trinta questões de múltipla escolha, destas o candidato precisa acertar no mínimo 21, o que corresponde a 70% da prova. O tempo para responder a prova também será mantido, o candidato a condutor deverá responder todas as questões em até 40 minutos.
No segundo semestre deste ano deve ficar pronto o Novo Detran de Campinas, ele contará com uma infraestrutura moderna e foi inspirado no Poupatempo. A nova unidade substituirá a atual na Avenida das Amoreiras, no Parque Itália. Ele aumentará a capacidade de atendimento atual, passando de 35 mil atendimentos, para aproximadamente 50 mil atendimentos ao mês.
Deixe uma resposta