O IPTU Campinas (Imposto Territorial e Predial Urbano) é um imposto obrigatório para todos que possuem imóvel situado na cidade, ele deve ser pago anualmente de acordo com o exercício, podendo ser pago à vista com desconto ou parcelado. É importante que os moradores mantenham o pagamento sempre em dia, pois tal tributo faz parte da Dívida Ativa, assim se você não pagar o imposto corre inclusive o risco de perder o imóvel, a prefeitura tem até cinco anos para enviar a cobrança para o consumidor, a contar da notificação a “dívida não caduca” passando a fazer parte da dívida ativa. Todo ano a prefeitura envia os chamados carnês para pagamento, que dão a opção de efetuar o pagamento em cota única ou por meio de parcelamento.
Para efetuar uma consulta pela internet você precisa saber o número do seu Código Cartográfico ou da Matrícula do imóvel, tais dados podem ser obtidos no carnê do IPTU de exercícios anteriores do imóvel.
Segunda Via
Para tirar a segunda via do IPTU acesse o site iptu.campinas.sp.gov.br ou campinas.sp.gov.br informe o número do código cartográfico ou da matrícula do imóvel, posteriormente selecione a opção “Entrar” dentro do sistema poderá ser solicitado a segunda via das parcelas ou do carnê.
Caso você faça o pagamento à vista (cota única) terá direito a um desconto de 10% (dez por cento) até a data de vencimento da cota. Se quiser pode fazer o parcelamento em até 11 vezes (verifique o valor mínimo das parcelas). Caso o contribuinte atrase as parcelas ele está sujeito ao pagamento de juros de mora e também de uma multa com correção diária.
O IPTU é um importante instrumento de arrecadação da prefeitura de Campinas, através dele a gestão municipal pode investir em infraestrutura urbana, melhorando assim a qualidade de vida da população. Alguns munícipes tem direito a isenção do imposto, para isso é preciso obedecer uma série de critérios como: residir no imóvel, ter apenas um imóvel, tamanho do imóvel e renda são os critérios adotados para isenção.
Deixe uma resposta