O Programa Minha Casa, Minha Vida é o maior programa habitacional do país, através dele milhares de famílias já conseguiram sair do aluguel e conquistaram sua casa própria. Em Campinas já foram entregues milhares de casas e apartamentos financiados pelo programa do Governo Federal, nos próximos anos mais moradias deverão ser entregues principalmente para as famílias de baixa renda (que recebem até três salários mínimos). Se você ainda não possui casa própria e recebe até dez salários, poderá se inscrever no programa habitacional, o programa está dividido em dois grupos de renda.
Uma das exigências para se financiar utilizando os recursos do programa MCMV é não ter nenhum imóvel próprio (nem financiado) e também nunca ter sido beneficiado por programas habitacionais, sejam eles do estado, município ou da união.
Quem recebe até três salários mínimos
As famílias cuja renda familiar for de até 3 salários mínimos, devem se inscrever por meio da COHAB (Companhia de Habitação de Campinas). Os imóveis são na maioria das vezes de um ou dois dormitórios, sendo principalmente apartamentos e casas sobrepostas. As famílias beneficiadas devem pagar a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil 5% da renda (apenas quando já estiver morando no imóvel) durante 120 meses (10 anos), o restante do valor do imóvel é subsidiado com recursos da união.
Essa faixa de renda tem carácter social, por conta disso não será feita consulta aos órgãos de proteção ao crédito, já que os imóveis chegam a ser 96% subsidiado pelo Governo Federal. A inscrição e seleção das famílias é feita pela prefeitura de Campinas (Cohab), e o sorteio deve ser realizado pelo banco financiador (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil).
Renda acima de três salários mínimos
As famílias que recebem de 3 a 10 salários mínimos também podem adquirir um imóvel por meio do programa Minha Casa, Minha Vida no entanto os subsídios são menores do que para quem recebe até três salários, quanto menor a renda maior será o subsídio do programa. Diferentemente da primeira faixa de renda em que o prazo de financiamento é de cento e vinte meses, para quem ganha acima de três salários o prazo de pagamento é estendido para 360 meses (30 anos).
Quem tem renda acima de três salários deve se inscrever diretamente por meio da Caixa ou Banco do Brasil, basta simular um financiamento e escolher um imóvel dentro das condições do programa. Em Campinas existem várias construtoras com imóveis que podem ser financiados com recursos do programa Minha Casa Minha Vida.
Deixe uma resposta