Antigamente as famílias com renda abaixo de três salários mínimos não tinham acesso aos financiamentos habitacionais, hoje graças ao programa Minha Casa, Minha Vida este grupo já é atendido, o Governo chega inclusive a subsidiar até 96% do valor dos imóveis, pois é a única forma do pagamento ser viabilizado para as famílias. A faixa de renda de até R$1.600 é onde concentra-se o maior déficit habitacional do país, sem o MCMV quem tem essa renda não teria como realizar um financiamento mesmo se quisesse, por conta da burocracia envolvida. Os chamados: “Conjuntos Habitacionais do Minha Casa, Minha Vida” são contratados pelo município de construtoras parceiras para atender exclusivamente famílias dessa faixa de renda, normalmente é dada preferência para aquelas que moram em áreas de risco, pagam aluguel ou vivem em situação vulnerável.
Critérios
- Ter renda familiar bruta de até R$1.600 (ou três salários mínimos);
- Não possuir imóvel próprio em Campinas;
- Não possuir imóvel em qualquer região do país (registro de imóvel);
- Não possui financiamento imobiliário;
- Nunca ter sido beneficiado por programas habitacionais;
- Morar há mais de dois anos no município que pretende adquirir moradia;
Custo
Quem ganha até três salários mínimos paga muito pouco por mês, isso porque o programa para esse grupo tem carácter social, durante 10 anos a família beneficiada deve pagar 5% da renda a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. O restante do valor do imóvel é subsidiado pelo Governo Federal, o que dá uma média de 96% do valor do imóvel.
Como se inscrever
A Cohab (Companhia de Habitação) de Campinas com regularidade abre cadastro de interesse para novas moradias. Portanto o interessado deverá aguardar abertura de inscrição para dar entrada no cadastro. Tais informações podem ser obtidas por meio do site www.cohabcp.com.br ou diretamente com a COHAB. Na página da internet você pode acompanhar e consultar a sua inscrição já realizada, basta para isso ter o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do titular do cadastro.
Nome Sujo
Outra dúvida que surge bastante é com relação a ter o nome incluso nos órgãos de proteção ao crédito. Para quem ganha até três salários mínimos não tem problema pois os imóveis serão subsidiados até 96% pelo Governo, já para quem ganha mais que isso não pode pois é feita análise de risco. O Minha Casa, Minha Vida para quem recebe até três salários se assemelha muito a outros programas habitacionais.
Deixe uma resposta