O Governo do Estado de São Paulo tem investido bastante na formação dos jovens por meio das escolas técnicas do Centro Paula Souza que estão espalhadas por todo o estado. Um programa que tem sido fundamental na formação dos jovens é o Aprendiz Paulista, através dele o adolescente e jovem entre 14 e 24 anos pode se candidatar a uma vaga de emprego como aprendiz. A carga horária é baixa (em média quatro horas por dia) e os participantes recebem um salário (Bolsa Auxílio) para ter uma certa independência financeira. A primeira experiência profissional é muito importante para que o jovem tenha o primeiro contato com o mercado de trabalho, daí a importância da participação.
Na região de Campinas os estudantes podem se inscrever por meio do site do Emprega São Paulo todo o processo é gratuito, basta preencher o perfil profissional e aguardar convocação de alguma das empresas participantes. É muito importante preencher corretamente todos os dados, quanto mais completo estiver o seu perfil mais chances você tem de ser chamado para uma entrevista de emprego.
As empresas que tiverem vagas para aprendizes também podem cadastrar gratuitamente através do site, basta utilizar a opção “empregador” disponível no menu de cadastro.
É importante ressaltar que o Aprendiz Paulista segue as regras determinadas pela lei da aprendizagem e também do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Podem participar da seleção estudantes que tiverem entre 14 e 24 anos e que estejam estudando. O contrato é similar ao de um estágio, tendo duração de seis meses a dois anos. Os que se esforçam acabam conseguindo a efetivação das empresas ao final do contrato, isso é muito comum e mostra a importância do programa na intermediação de mão de obra para empresas, indústrias, comércio, multinacionais, etc. Há empresas cadastradas em praticamente todas as áreas do conhecimento.
Deixe uma resposta