Um dos documentos mais utilizados em nosso dia a dia é o CPF (Cadastro de Pessoa Física) ele é requisitado para se fazer praticamente de tudo, ele é emitido pela Receita Federal do Brasil (RFB) podendo ser feito pela internet, agências dos Correios, Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil. Para quem já tem mais de 16 anos e possui o título de eleitor a solicitação pela internet é gratuita e o documento é gerado em pouco tempo, já para menores de 16 anos ou para quem não possui título de eleitor precisa fazer o CPF pessoalmente e tem um custo de R$5,70 (cinco reais e setenta centavos).
Novo modelo do CPF |
Hoje em dia para praticamente tudo você precisará o CPF, abrir conta em banco, tirar passaporte, conseguir um estágio, fazer matrícula em universidades, comprar parcelado, ter um cartão de crédito, comprar uma casa, etc. Então é bom providenciar o documento o quanto antes. O CPF pode ser feito a partir do primeiro dia de vida.
Cadastro CPF pela internet
Para fazer o seu CPF preencha a Ficha de Cadastro de Pessoa Física disponibilizado no site da Receita Federal. Para a emissão do documento pela internet você precisa já ter o título de eleitor pois ele é um dos documentos que compõem a validação das informações. O processo é totalmente gratuito, na hora já é gerado o protocolo de cadastro se as informações estiverem todas corretas.
Pessoalmente
Se você não tem título de eleitor ou fará o documento para crianças você precisará comparecer a uma agência dos Correios, Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal com os seguintes documentos:
Maiores de 16 anos
RG ou outro documento de identificação oficial com foto (tem que ter a filiação);
Título de Eleitor (obrigatório para quem tem entre 18 e 69 anos);
Comprovante de Alistamento Militar (obrigatório para homens entre 18 e 45 anos);
Menores de 16 anos
Documento de Identificação da Criança ou Adolescente (RG ou Certidão de Nascimento);
Documento de um dos país ou responsáveis;
Comprovante de Tutela da criança caso não seja um dos pais;
O documento tem um custo máximo de R$5,70 (cinco reais e setenta centavos) quando emitido pessoalmente. O cartão de plástico não é mais emitido, agora o documento pode ser gerado pela internet e impresso pelo próprio cidadão.
Deixe uma resposta