O edital para a licitação do trem que ligará São Paulo – Campinas deve sair já no primeiro semestre de 2014 segundo divulgação do Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o projeto do trem de Campinas a Capital, com uma extensão em Araraquara já está com o projeto funcional pronto. Esse trecho já tem uma demanda conhecida que é a cidade de Jundiaí e Campinas.
![]() |
foto Ricardo Guimarães (Trem da CPTM) |
Em agosto de 2013 a EDLP e o Banco BTG Pactual entregaram um documento com mais de 3.700 páginas com análises de engenharia, demanda, passageiros, etc, da concessão de duas linhas: Norte e Sul, ligando Americana – Santos; Leste-Oeste, ligando Sorocaba – Taubaté. As duas linhas se cruzam na cidade de São Paulo, com previsão de uma estação na capital.
Prazos
Os estudos já estão bastante adiantados, a expectativa é que já seja licitado no ano que vem, em seguida já tenha início as obras do trecho Campinas – São Paulo.
O projeto do Trem Intercidades terá 430 quilômetros de extensão, com início em Campinas. A ideia é usar a linha férrea já existente (atualmente usada pela ALL), interligando Americana até Santos; e Sorocaba e Taubaté. A velocidade média será de 120km por hora com capacidade para atingir até 160km/hora. Essas regiões possuem um fluxo contínuo entre elas e correspondem por mais de cinquenta por cento da frota estadual de veículos e 63% de toda a população do estado.
Estima-se que o investimento seja de mais de R$ 18,5 bilhão e vai beneficiar cerca de 500 mil passageiros por dia.
Deixe uma resposta