O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é o documento que mais costumamos utilizar no dia a dia, sem ele não é possível abrir conta em banco, fazer compras parcelas ou qualquer outro produto ou serviço financeiro, isto porque o documento é o principal meio de identificação dos consumidores. Na matéria de hoje o site Campinas vai ensinar como tirar a 2ª Via do CPF pela internet e também como consultar a situação do documento. Antigamente a Receita Federal emitia um cartão azul de plástico, este tipo de documento não é mais emitido, agora o próprio cidadão que deve imprimi-lo pela internet, ele possui um recurso de autenticidade que possibilita que qualquer pessoa verifique se aquele documento é realmente válido, dando ainda mais segurança para a população e para as empresas.
A emissão da segunda via e consulta de situação é válida apenas para aqueles que já possuem o CPF.
Imprimir o CPF – 2 VIA
Os contribuintes podem emitir o comprovante de inscrição do CPF de forma simples e fácil, basta acessar a página da RFB no link abaixo:
Selecione a primeira opção “Imprimir Comprovante de Inscrição no CPF” na tela seguinte será aberto um pequeno formulário onde será necessário informar o nome completo, número do CPF, nome da mãe, data de nascimento e o número do título de eleitor. Se todas essas informações estiverem corretas será disponibilizado o documento para impressão ou para que você salve em seu computador.
O CPF é apenas número, apesar disso muitas empresas pedem esse comprovante. Pelo fato do cartão magnético não ser mais emitido, muitos consumidores ficam ser saber como retirar o documento. Como podem ver acima o procedimento é grátis e simples de ser efetuado.
Consulta a situação do CPF
Se você quer saber se o seu CPF está em situação regular, então você precisa de um Comprovante de Situação Cadastral do CPF, qualquer pessoa pode utilizar esse serviço pela internet, basta acessar o site de consulta abaixo:
A única informação necessária para consultar é o número completo do CPF (Cadastro de Pessoa Física). O site apresentará a situação atual do CPF e também o nome completo do cidadão. Para que o documento esteja apto para utilização ele precisa estar em situação Regular, caso o seu esteja: Pendente de Regularização, Suspenso, Cancelado ou Nulo, você deve procurar os Correios, Banco do Brasil ou a Receita Federal para providenciar a regularização.
Se você não possui o CPF, consulte aqui como fazer a emissão de um novo CPF através da internet.
Deixe uma resposta