Neste segunda-feira (23) o Santander Brasil inaugurou seu novo data center, localizado no Ciatec II (Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas) no bairro Barão Geraldo. O Complexo recebeu investimentos de R$ 1,1 bilhão, tendo capacidade para armazenar até cinco petabytes (cinco milhões de gigabytes) em uma área de 800 mil metros quadrados, que é equivalente a setenta e três campos de futebol. O novo data center substituirá o antigo localizado em um prédio na capital paulista. A nova estrutura será utilizada para o armazenamento de dados na América Latina, como prevê os planos de expansão da companhia.
Prefeito, Governador e Presidente do Santander Brasil participaram da inauguração (Crédito: Luiz Granzotto / divulgação Secom Campinas) |
A inauguração do novo Data Center do Santander Brasil contou a presença do prefeito, Jonas Donizette ao lado do governador Geraldo Alckmin e do presidente do Santander Brasil. O complexo se destaca por conta da sua ecoeficiência como: redução de trinta por cento da emissão de carbono e um moderno sistema de refrigeração que dispensa a utilização de água.
Com a nova estrutura foi triplicado o espaço físico das instalações para armazenamento e processamento de dados do banco. No local estão instalados dois data centers, sendo que cada um possui 12 mil metros quadrados, há também um moderno centro de comando. Haverá ainda um terceiro centro de processamento de dados, cujo espaço já está reservado para a instalação. Com isso a cada dia poderá ser realizada em média duzentas milhões de transações, podendo ser utilizado para guardar dados das operações do banco na América Latina.
Segundo o presidente do Santander Brasil, Jesús Zabalza a nova estrutura permitirá que o banco continue a expansão de seus serviços na América Latina: “A estrutura garante plena capacidade para suportar a expansão comercial que iniciamos e nos permite acelerar os planos de crescimento do Santander”.
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, expressou a importância do investimento para o município: “Projetos tecnológicos são importantes, são a nossa vocação, ainda mais quando desenvolvidos com métodos sustentáveis, como prega nosso programa de governo. Em reuniões com o grupo acertamos, ainda, que as vias de acesso serão ampliadas e uma ciclovia também será construída como contrapartidas do empreendimento”, afirmou o prefeito.
O Governo de São Paulo, Geraldo Alckmin declarou que o investimento é bom para todo o Brasil: “Um sistema financeiro eficiente, com alta tecnologia, é fundamental para o desenvolvimento. Está é a prova de confiança no país e Campinas representa a capital da inovação e do conhecimento. Este investimento é bom não só para a cidade como para o Estado e para todo o Brasil”, disse Alckmin.
O evento contou com a participação de diversas autoridades.
Deixe uma resposta