Se você possui algum processo trabalhista na justiça, saiba que agora a consulta e o acompanhamento pode ser feito através da internet, para isso basta utilizar a página do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) sendo duas opções disponíveis, TRT 15a Região (Campinas e outros municípios de SP, interior e litoral) e TRT 2o Região (Grande São Paulo e baixada Santista), além disso há também o TST (Tribunal Superior do Trabalho) que também disponibiliza a consulta processual pela internet, para fazer o acompanhamento é preciso que você saiba em qual desses tribunais o processo está correndo, posteriormente é possível consultar pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física) do trabalhador ou então através do número do processo. Pela internet é possível consultar processos de primeira ou segunda instância pelo número.
Vale salientar que existem processos que correm no chamado “Segredo de Justiça”, nesse caso a consulta não é permitida pela internet por questões de segurança. Ressaltamos também que a linguagem apresentada é jurídica, portanto pode ser de difícil entendimento para o cidadão comum, por essa razão recomendamos que busque informações junto a um advogado ou então em fóruns especializados na internet.
Para realizar uma conta a maioria dos tribunais exige o número do processo, porém alguns permitem a consulta através do Cadastro de Pessoa Física e/ou número da OAB do advogado responsável.
Como consultar um processo trabalhista
Para fazer uma consulta é importante primeiro saber em qual tribunal o processo está, como mencionado no começo desta matéria ele pode estar no TRT primeira ou décima quinta região ou ainda no Tribunal Superior do Trabalho (TST), abaixo disponibilizamos o link de cada tribunal para que você possa fazer uma pesquisa/consulta de seu processo de trabalho na internet:
- TRT 15a Região – Abrange Campinas e a maioria dos municípios paulistas;
- TRT 2a Região – Abrange a Grande São Paulo e a Baixada Santista;
- TST – Tribunal Superior do Trabalho (competência nacional);
Já na página inicial do site desses tribunais você encontra um caixa para pesquisa de processos, normalmente a opção inicial é a consulta pelo número do processo, porém também é possível pesquisar pelo número da decisão, OAB do advogado e/ou pela inscrição CDA. É importante também saber se o processo é de primeiro ou segundo grau.
Linguagem – Não é nada fácil interpretar a linguagem jurídica adota no andamento de um processo para quem não é do ramo, por isso recomendamos que consulte um advogado caso a informação apresentada não seja clara. Na internet você encontra diversos sites especializados que oferecem orientação. A defensoria pública de São Paulo também oferece orientação jurídica gratuita para a população de baixa renda.
Deixe uma resposta