Na hora de procurar um emprego é fundamental que o candidato cadastre seu currículos nos principais postos públicos de intermediação de mão de obra, pois eles são utilizados pela maioria das empresas por serem gratuitos. Um exemplo disso é o CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador) e o PAT (Posto de Apoio ao Trabalhador) que são geridos pelo poder público e possuem unidades espalhadas por todo o país. Na matéria de hoje confira como realizar o cadastramento pela internet no MTE Mais Empregos, tal sistema é utilizado pela maioria dos intermediadores públicos de mão de obra, sendo gerido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O cadastro e envio de currículo é totalmente gratuito, tanto para o trabalhador quanto para o empregador que deseja disponibilizar vagas pela plataforma.
Quais os requisitos?
Para que o cadastro possa ser realizado OnLine o interessado precisa ter 14 anos ou mais, possuir a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e também ter um número social, que pode ser o NIT, PIS, NIS ou PASEP, caso você nunca tenha trabalhado, saiba que é possível se cadastrar no NIT/NIS pela internet, para isso consulte o site da Previdência Social (INSS).
O procedimento de cadastro é um pouco demorado, pois são solicitadas diversas informações, além de dados pessoais o sistema solicita o cadastro de trabalhos e qualificações anteriores para facilitar a busca por parte dos empregadores. Portanto é preciso tomar cuidado no momento do preenchimento das informações.
Como se cadastrar no MTE
O cadastramento deve ser feito pelo site maisemprego.mte.gov.br no menu selecione “Trabalhador”, posteriormente escolha “Vagas de Emprego” > “Deseja cadastrar trabalhador?”. A partir daí basta seguir as instruções de cadastro da página através do preenchimento de um formulário.
Lembre-se de guardar a senha cadastrada, pois ela será requisitada nos próximos acessos a plataforma, bem como para a atualização cadastral, consulta de vagas disponíveis ou interação com as empresas que disponibilizam vagas pelo sistema.
É fundamental possui um endereço de e-mail válido, isso porque ele poderá ser utilizado para acessar o seu cadastro e também serve para que o MTE Mais Empregos possam enviar comunicações. Para que as empresas entrem em contato com você caso tenham alguma oportunidade disponível com o seu perfil profissional é fundamental manter as suas informações de contato atualizadas, principalmente o telefone.
Caso encontre problemas ou dificuldades em cadastrar-se pela internet recomendamos que o interessado compareça a um PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), CAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador), CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador), dentre outros postos públicos de intermediação de mão de obra que prestão serviços a população.
Deixe uma resposta