A Prefeitura Municipal de Campinas lançou uma ferramenta para facilitar o dia a dia dos campineiros, um aplicativo disponível para smartphones e tablets com sistema operacional Android e IOS (iPhone) permite emitir a qualquer momento a segunda via do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A aplicação – que foi nomeada de IPTU MOBILE CAMPINAS – foi desenvolvida pela Informática dos Municípios Associados S/A (IMA) em parceria com a Secretaria Municipal de Finanças.
APP permite consultar e emitir a segunda via do IPTU em Campinas (Imagem: Carlos Bassan/Divulgação SECOM) |
O APP permite acompanhar o IPTU 2017 e dos demais anos, a partir do registro do imóvel no aplicativo o contribuinte será alertado anualmente sobre o tributo. Pelo APP dá para consultar o valor, emitir a parcela única (com desconto) ou então gerar mensalmente o boleto bancário para pagamento da parcela do tributo, caso não queira pagar à vista.
Com o código gerado pela aplicação o cidadão deve apenas pagar pelo internet banking ou mobile banking (caso tenha um app de banco instalado). É possível também pedir o envio do IPTU para um endereço de e-mail para posterior e impressão e pagamento na rede bancária ou em casas lotéricas.
O acesso é feito por meio do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha cadastrada no portal da prefeitura. Por enquanto a aplicação está disponível apenas aos contribuintes pessoas físicas mas, em breve, deve ser disponibilizada também para Pessoa Jurídica (CNPJ).
O IPTU é uma das receitas mais importantes para a prefeitura de Campinas-SP, o tributo é a principal fonte de arrecadação do município e o valor é utilizado durante um ano para investimentos no município.
A instalação do APP é fácil, acesse a loja de aplicativos do seu sistema operacional – Google Play Store ou Apple Play Store – e procure por “IPTU MOBILE CAMPINAS” (sem aspas), daí é só baixar gratuitamente a aplicação desenvolvida pela IMA (Informática dos Municípios Associados S/A).
Mesmo com o acesso via internet o contribuinte deve continuar recebendo o carnê do IPTU pelos Correios. O lançamento do aplicativo facilita o dia a dia do cidadão, principalmente aquele que não mora no município ou que viaja constantemente. A prefeitura espera que com o lançamento do app a inadimplência deve diminuir, pois facilitará a emissão da 2ª via em caso de não recebimento, perda, extravio ou caso a pessoa não esteja no imóvel.
Deixe uma resposta